segunda-feira, 23 de abril de 2012

Gualdim Pais entre os melhores no IV Torneio de Cantanhede

A equipa absoluta de natação da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, fez-se representar, no passado dia 22 de Abril, no IV Torneio de Natação Cidade de Cantanhede, realizado Piscina Municipal de Cantanhede. Esta competição mostrou grande nível, não só pela excelente organização a cabo da Sociedade Columbófila Cantanhedense, como também devido à participação de clubes de topo nacional.
A Gualdim Pais fez-se representar nos 2 escalões em que esta competição se dividia, nos Infantis, por Carolina Freitas, Inês Graça, Afonso Rosa, Bernardo Dionísio e Gonçalo Saldida, e no restante escalão etário, Juvenis e mais velhos, por Ana Filipa Parente, Catarina Trezentos, Filipa Rente, Patrícia São José, Francisco Dias e Mário Santos, com orientação do técnico Vasco Fortunato.
Como principal resultado alcançado durante esta competição tivemos o excelente 2º lugar  nos 100 Costas, no escalão de Infantis, por parte do atleta Afonso Guilherme Rosa, que sendo do escalão Infantil B, obteve esta classificação entre Infantis A e B, com o tempo de 1:07,13. A passagem aos 50 metros deu-lhe também o RECORDE REGIONAL da ANDS na sua categoria nesta distância e estilo, após esta prova, na estafeta de 4 x 50 Estilos, este atleta voltou a bater este recorde e com o tempo de 0:32,08 possui, neste momento, a melhor marca de sempre no escalão Infantil B no distrito de Santarém.
Como melhores classificações individuais após a já referida, tivemos o 6º posto nos 200 Estilos, também do atleta Afonso Rosa e o 8º lugar nos 50 Livres, por parte da atleta Filipa Rente.
Estes resultados, somados a todos os restantes bons resultados obtidos pelos nadadores da Gualdim Pais presentes nesta competição, deram um bom 14º lugar na classificação colectiva, num total de 20 clubes presentes, notando que à frente apenas se classificaram clubes de renome e com largos anos de história na natação nacional.

Durante a competição além do recorde regional, foram batidos 14 recordes pessoais num total de 19 provas nadadas e ainda 3 recordes do clube, os 100 Costas do atleta Afonso Rosa com o tempo acima referido, os 50 Livres da Filipa Rente com o tempo de 0:30,06 e ainda a estafeta de 4 x 50 Estilos Masculinos constituída por Afonso Rosa, Francisco Dias, Gonçalo Saldida e Mário Santos com a marca de 2:15,30.

Esta competição revelou uma grande importância para a natação da SFGP, dando-se a conhecer no panorama das melhores equipas nacionais, mostrando o valor dos seus atletas, tendo uma palavra a dizer nas competições de grande nível como esta.

Cadetes no III Torneio de Santarém

O escalão de Cadetes da SF Gualdim Pais, esteve presente, no passado domingo, dia 22 de Abril, no III Torneio de Natação Cidade de Santarém, com organização da Scalabisport.
A nossa equipa fez-se representar por 5 atletas, Beatriz Maria Nogueira, Carolina Lopes Vieira, Rita Daniela Lopes, José Eduardo Cardoso e Tiago Mateus Fonte orientados pela treinadora Ana Mendes.
Este torneio, não só era destinado ao escalão de Cadetes, como também ao restantes escalões etários, visto a nossa equipa Absoluta não se ter feito representar, dada a presença noutro torneio, o clube não obteve qualquer classificação colectiva.
Ainda assim, a participação neste torneio foi de extrema importância para os atletas presentes para a sua formação enquanto futuros nadadores de competição nos escalões superiores.
Foi de destacar a nivel individual o excelente 2º lugar da Rita Lopes nos 100 Livres e a nivel colectivo o fantástico 3º lugar da estafeta 4 x 50 Estilos (Misto) constituida pelos atletas, Beatriz Nogueira, Carolina Vieira, José Cardoso e Tiago Mateus.

Afonso Rosa e Catarina Trezentos representam Selecção ANDS

Os nossos atletas Afonso Guilherme Rosa e Catarina Gonçalves Trezentos, após terem cumprido o estágio da Selecção Regional da ANDS, para o qual foram convocados e que decorreu nos dias 31 de Março e 1 de Abril em Lisboa, receberam também a excelente notícia que iriam representar novamente esta selecção na XX Taça Vale do Tejo. Não só os atletas representaram esta selecção, como também o treinador Vasco Fortunato acompanhou os atletas da ANDS durante a competição, na qualidade de treinador convidado. 
Esta competição é realizada para os escalões de Infantis e Juvenis e aberta apenas a Selecções Regionais. Estiveram presentes as Selecções da ANLisboa, ANCoimbra, ANMinho, ANAveiro, ANDSantarém, ANAlentejo, ANInterior Centro e ARNNordeste.
O Afonso Rosa nadou as provas de 400 Livres, 100 Costas, onde arrecadou o 7º e 6º lugar respectivamente, e o percurso de Costas na estafeta de 4 x 100 Estilos, a qual se classificou na 6ª posição, também nadou os 200 Estilos como extra prova, batendo o seu recorde pessoal. A Catarina Trezentos nadou as provas de 100 Bruços e 200 Estilos, ambas como extra prova, nas quais bateu os seus recordes pessoais e na última também o recorde do clube.
A Selecção da Associação de Natação do Distrito de Santarém classificou-se em 5º lugar.

Parabéns ao nossos atletas, em primeiro lugar pela convocatória e em segundo lugar pelos excelentes resultados obtidos.

Resultados XX Taça Vale do Tejo
Classificação Colectiva XX Taça Vale do Tejo