quinta-feira, 29 de março de 2012

Nadador de alta competição visita SF Gualdim Pais

Face aos resultados já alcançados durante a presente época e também ao projecto iniciado na passada época para a Natação da SF Gualdim Pais, indo mais além, proporcionou a todos os seus atletas um importante estágio, a equipa de Absolutos esteve 3 dias em Coimbra, com possibilidade de treinar em Piscina Olímpica e realizar treinos bi-diários e a equipa de Cadetes (nadadores mais jovens) esteve junta durante 2 dias mas sem sair de casa, em Tomar.
Estes estágios foram de grande relevo na preparação dos atletas para a última parte da época, principalmente para a equipa Absoluta que teve 3 dias de treinos bi-diários numa piscina de dimensões olímpicas, nas quais vão ser realizadas as provas mais importantes daqui para a frente. Para a equipa de Cadetes este estágio teve também uma grande relevância, apesar de com outros objectivos, fomentar o espírito de grupo, camaradagem, motivação e ainda incutir mais e melhores hábitos de trabalho.
Ambos os estágios culminaram num ponto comum que contou com a participação de um nadador de alta competição, integrado no "Projecto Olímpico Londres 2012", o Duarte Mourão, que se deslocou gentilmente de Lisboa a Tomar com a finalidade de partilhar o seu conhecimento e experiência como nadador com os atletas da SF Gualdim Pais e ainda proporcionando a estas que nadassem lado a lado com este grande nadador português, o que se veio a revelar uma magnifica experiência.

terça-feira, 27 de março de 2012

Afonso Rosa e Catarina Trezentos Convocados para Selecção Regional

Os atletas da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, Afonso Rosa e Catarina Trezentos, irão estar presentes nos dias 31 de Março e 1 de Abril, na cidade de Lisboa, em mais um estágio para atletas do escalão de Infantis e Juvenis, integrados na Selecção Regional da Associação de Natação do Distrito de Santarém.
A equipa de Absolutos da SF Gualdim Pais encontra-se, neste momento, em estágio na cidade de Coimbra, aproveitando as férias escolares para um período de preparação da terceira e última fase da época que se avizinha. Assim, esta foi uma notícia que caiu muito bem no seio da equipa, visto que assim vêem recompensado todo o seu trabalho diário.
Qualquer um dos atletas convocados, apesar do Afonso já ter estado presente em estágios regionais do escalão de Cadetes, são estreantes em estágios de selecção nos escalões etários de maior relevo competitivo.

Parabéns a estes atletas e a toda a equipa que trabalha diariamente com eles.

segunda-feira, 19 de março de 2012

SFGP estreia-se no Zonal de Infantis com Título de Campeão

Foi no passado fim de semana, dias 16, 17 e 18 de Março, que, pela primeira vez, em toda a história da natação da SF Gualdim Pais, esteve representada num Torneio Zonal de Infantis (Zona Sul), que juntou os melhores atletas desde a Associação de Natação do Interior Centro até à do Algarve, na Piscina Municipal de Santo António dos Cavaleiros. A nossa equipa foi constituída por 3 atletas do escalão Infantil B, Inês Isabel Graça, Afonso Guilherme Rosa e Gonçalo Faria Saldia, que no seu conjunto nadaram 11 provas, repartidas pelos 3 dias de competição.
O grande destaque desta competição foi logo na primeira sessão de competição, através dos excelentes 100 Costas nadados pelo Afonso Rosa que, com o tempo de 1:09,10, lhe garantiu o 1º lugar e titulo de Campeão Zonal Sul. Este foi, sem dúvida, a par do 3º lugar no Ranking Nacional de Fundo e da qualificação para o Campeonato Nacional de Clubes, um dos maiores feitos da Natação SFGP,não só na época 2011/2012, mas de sempre neste clube. Além desta prova, este nadador também nadou os 200 Costas, 200, 400 e 1500 Livres, na primeira foi onde realizou a sua segunda melhor classificação, o 4º lugar, apenas a 0,02 segundos do 3º lugar que lhe garantiria a medalha de bronze no seu escalão, nas restantes provas esteve sempre dentro dos 10 primeiros classificados o que demonstra o excelente nível e potencialidades deste atleta.
Quanto aos restantes atletas, a sua tarefa adivinhava-se difícil, a Inês Graça porque a concorrência era muito forte, ainda assim deu uma excelente réplica nos 200 Costas melhorando o seu tempo em mais de 1,5 segundos, já nos 100 Costas as coisas não correram de feição e a atleta não conseguiu estabelecer um novo recorde pessoal. O Gonçalo Saldida ainda tinha uma tarefa mais complicada dada a obtenção de mínimos para esta competição nas provas de 100, 200, 400 e 1500 Livres na última oportunidade, ainda assim conseguiu aproximar-se do seu recorde pessoal nos 1500 Livres, sendo que as outras provas não correram tão bem.
Contudo, estes 3 atletas e o seu técnico estão de parabéns, primeiro dada a obtenção de mínimos de participação para esta competição e depois pelo título obtido.
Que todos continuem este excelente trabalho e que no Campeonato Nacional de Infantis estejamos representados em maior quantidade e qualidade!!!!!

5º Torneio do Circuito de Cadetes

No passado Domingo, dia 18 de Março, a equipa de Cadetes da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, esteve presente no 5º Torneio do Circuito de Cadetes que decorreu "em nossa casa", o Complexo Desportivo Municipal de Tomar. Este facto permitiu-nos constituir a nossa equipa por 31 elementos, quase todos os atletas inscritos na classe de pré-competição e equipa de Cadetes. Toda esta mancha SFGP na Piscina Municipal de Tomar, foi um bonito panorama de como a nossa natação tem evoluído.
Como resultados desportivos de relevo, é de salientar as 4 classificações de pódio alcançadas, Mafalda Costa nos 50 Livres - 2º Lugar, Tiago Fonte nos 50 Costas - 3º Lugar, Sara Isabel nos 50 Livres - 3º Lugar e Inês Valentim nos 50 Costas - 3º Lugar. São também de realçar as maiores melhorias obtidas durante este torneio, todas acima dos 120%, Constança José nos 400 Livres, José Cardoso nos 100 Costas, Nuno Gomes nos 50 Livres e Cláudia Valentim nos 200 Estilos.
Todo este dia, foi, não só uma mera competição para o escalão de Cadetes, mas sim uma festa da natação que proporcionou não só momentos de competição aos nossos atletas, como também um conjunto de trocas de experiências entre colegas de equipa, fomentado a união, entre-ajuda e espírito de grupo.


quarta-feira, 14 de março de 2012

Gualdim Pais na Taça ANDS Cidade de Rio Maior

Decorreu no passado dia 10 de Março, na Piscina Olímpica de Rio Maior, a edição de 2012 da Taça ANDS Cidade de Rio Maior, a qual apenas contempla uma classificação final por equipas.
A Sociedade Filarmónica Gualdim Pais esteve presente com a sua equipa um pouco desfalcada, com apenas 3 elementos do sexo masculino e 7 do sexo feminino, o que hipotecou a possibilidade de participação da equipa de estafeta masculina e ainda de haver mais do que um nadador a pontuar em cada uma das provas individuais, com isto dificultou também a obtenção de uma classificação colectiva de relevo, obtendo assim o 11º lugar.
Apesar da classificação colectiva não ter sido a melhor, os resultados individuais, mediante o escalão etário de cada um dos nossos atletas, foram muito bons, superando na sua maioria os seus máximos pessoais, 21 em 22 provas individuais nadadas, e ainda 10 recordes do clube que caíram durante a competição, mostrando cada vez mais que esta equipa se tem tornado a melhor de todos os tempos na natação da SFGP.
Podemos assim classificar esta prova como muito positiva, não só por ter sido a primeira experiência da época 2011/2012 em piscina longa, para os atletas infantis B a primeira de sempre, o que é muito importante para as próximas competições importantes em piscina destas dimensões, como também pela excelente réplica que os nossos atletas deram, mesmo sem treinar nestas condições.


terça-feira, 6 de março de 2012

Gualdim Pais arrecada 14 medalhas nos Regionais

Foi nos passados dias 2, 3 e 4 de Março, que a Sociedade Filarmónica Gualdim Pais esteve representada, em Coruche, por 10 atletas, nos Campeonatos Regionais da ANDS para os escalões de Infantis e Juvenis. Esta equipa, orientada pelo técnico Vasco Fortunato foi constituída pelos atletas, Inês Graça, Neuza Pereira, Afonso Rosa, Bernardo Dionísio e Gonçalo Saldida do escalão Infantil B, Filipa Parente, Catarina Trezentos, Patrícia São José do escalão Juvenil e Filipa Rente e Mário Santos do escalão Junior, para estes últimos não se tratou dos Campeonatos Regionais mas sim de uma Jornada de Apuramento.
Esta, foi, sem dúvida, a competição em que a SF Gualdim Pais mais se destacou na natação regional, estando entre os mais medalhados destes campeonatos, obtendo 6 medalhas de ouro, 4 de prata e 4 de bronze. Os 6 lugares mais altos do pódio pertenceram ao Afonso Rosa nas provas de 100 e 200 Costas, 200, 400 e 1500 Livres e 200 Estilos, os 4 segundos lugares pertenceram à Inês Graça nos 100 e 200 Costas e Afonso Rosa nos 100 Livres e 100 Mariposa, por fim as 4 medalhas de bronze couberam ao Gonçalo Saldida nos 400 e 1500 Livres e à Catarina Trezentos nos 100 e 200 Bruços.
Além dos resultados acima referidos é de destaque os 45 novos recordes pessoais e 11 novos recordes do clube, conseguidos pelos nossos atletas durante os 3 dias de competição.
É de destacar ainda que alguns dos tempos obtidos nestes campeonatos proporcionarão aos atletas Afonso Rosa, Gonçalo Saldida e Inês Graça a presença no Torneio Zonal de Infantis (Zona Sul) a realizar nos próximos dias 16, 17 e 18 de Março na Piscina de Santo António dos Cavaleiros em Loures.

Esta, é, sem qualquer dúvida, a equipa de maior sucesso que a natação da SF Gualdim Pais já alguma vez possuiu.

Parabéns a todos os atletas, técnicos e dirigentes por estes excelentes resultados...