Para a grande maioria dos atletas que participaram nesta competição principal com 3000 metros de distância, o seu grandioso objectivo seria chegar ao final da prova em boas condições e com um tempo razoável visto que era a primeira vez que enfrentariam esta distância e também em condições de temperatura da água baixas, o que poderia condicionar o desempenho destes atletas. No final da prova todos estes atletas conseguiram terminar a prova e ainda alcançaram alguns lugares de destaque, caso da Catarina Trezentos, 2ª classificada do escalão de Juvenil, o Mário Santos obteve uma excelente marca tendo sido o primeiro a sair da água entre os nadadores da SFGP classificando-se em 9º no seu escalão.
No que diz respeito à prova de 400 metros, de promoção da modalidade, os nossos atletas de mais tenra idade estiveram muitíssimo bem com o Afonso Rosa e o Gonçalo Saldida a arrecadarem o 4º e 10º lugar, respectivamente.
A vertente de Águas Abertas é sem dúvida muito interessante e poderá vir a ser uma das apostas da SFGP nas próximas épocas dado o forte interesse por parte dos atletas. Ainda durante a presente época decorrerão mais competições deste âmbito onde os nossos nadadores fazem questão de marcar presença e realizar boas marcas.